segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

O novo e o velho (ou "O velho e o moço")

Ontem comecei a desfazer algo que me incomodava há muito tempo: arrumar meu quarto. Não, falando assim parece frescura, bobagem de adolescência tardia, mas não. Eu realmente tirei todas aquelas coisas que por quase dez anos eu vinha simplesmente amontoando no fundo do guarda-roupas e resolvi fazer tanto uma triagem como um reagrupamento.

Poesia antiga, músicas de quando eu estava aprendento a tocar, foto de ex-namorada, agendas velhas com informações bem típicas daquela época da minha vida, enfim, uma infinitude de papéis e coisas de banco e cartas e hollerits e presentes e revistas masculinas e tudo o mais. Resolvi botar tudo pra fora e ver o que tinha ali. Foi uma tarde toda pra isso. E começou com um fato simples: a falta de espaço na escrivaninha para colocar os livros meus e do meu irmão.

Uma vez que não usávamos mais a escrivaninha para seu devido fim - escrever -, ela virou mesa-depósito dos nossos livros, que, empilhados, formavam torres já bem grandes e arriscadas... O resto aconteceu bem rápido: mãe compra estantes, não há espaço, tira-se a escrivaninha, esvazia a escrivaninha e vê o que vai e o que fica em outro lugar. Pronto. Estava instalado o caos de objetos-papéis-músicas-lembranças.

"Eu hoje joguei tanta coisa fora / Hoje vi o meu passado passar por mim / Cartas e fotografias, gente que foi embora / A casa fica bem melhor assim..."

E fica mesmo. Agora estamos reorganizando o quarto todo, já que com as estantes, o mural teve que sair dali... E de moção em moção, a beliche vai ser desfeita, só que sobra pouco espaço, então teremos q tirar as caixas acústicas do chão, talvez comprar outras, ou um home theater de pequeno porte, ou quem sabe...

É, antes arrumar o quarto era algo tão pueril. Pegar os cadernos jogados, arrumar a mochila para as aulas do dia seguinte, juntar todos os brinquedos; arrumar as coisas para o cursinho, arrumar os livros de teclado, organizar os fichários, esconder as revistas, os vídeos; comprar caixinhas para os cds, organizar os dvds, achar lugar para a guitarra, o violão, o teclado, e decidir o que fazer com o Banco Imobiliário Junior, o Detetive e a Batalha Naval com a chegada do módulo do Home Theater.

É, tempos modernos.

Nenhum comentário: