Os Educadores (4,8)
(The Edukators - ALE/AUS - 127min - 2004)
Filme que discute posições políticas e ideologias coletivas.
A história é uma uma dupla de rapazes que se entitulam "Os Educadores". Essa dupla entra em grandes casas mansões pra revirar os móveis e deixar alertas de que o dinheiro deles está sendo mal usado ou que eles têm dinheiro demais.
É um filme muito interessante, muito político, claro, bastante cabeça e inteligentíssimo. E mostra como a sociedade pode ser podre, discutindo esses valores.
A direção é ótima. A trilha sonora é maravilhosa, com rocks pesados e toques de música eletrônica, um tema final do Jeff Buckley muito bonito, que é repetido quase um pouco demais.
É um filme muito bom, gostoso de assistir, divertido, e que passa rápido, embora não seja leve.
Os atores estão bem, o roteiro é forte, consistente.
A única coisa que podia ser melhor é a edição. Mas nada demais. Os atores, além de talentosos, são muito bonitos, outro chamariz.
Os Educadores é um filme que fala sobre revoluções, mas também tem uma história paralela de conflitos, de troca de casais, o que diz que toda posição reflete uma escolha na reação. Toda revolução tem suas conseqüências e se paga por cada mudança. Isso se opera tanto politicamente quanto no relacionamento dos dois amigos, quando da entrada da namorada de um no time deles.
"Algumas pessoas nunca mudam". Genial. Saí do filme vendo mais nitidamente o mundo corrupto e hipócrita que nos circunda, porque o filme revela algumas verdades do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário