quarta-feira, 3 de novembro de 2004

Buenos Aires 100km (4,3)
(Buenos Aires 100 Kilómetros - Argentina - 2003 - 93min)

      Outro filme argentino muito bonito. Este fala sobre cinco amigos entrando na adolescência. Como acontece nesse período, eles enfrentam as pequenas batalhas da vida, começam a questionar a sociedade, a enfrentar os pais e suas atitudes, a descobrir as coisas ruins da vida, num desenvolvimento da maturidade. Como perda da inocência, também fala da descoberta da sexualidade.
      São cinco amigos de uma cidade pequena se reunem todas as tardes em frente a um cabeleireiro para conversar, principalmente sobre a vida na cidade pequena, que, pelas fofocas, quase chegam a separar a amizade deles. Dentre as dificuldades que enfrentam está a ameaça constante de um rapaz briguento, o caso extra-conjugal da mãe de um deles, a descoberta da adoção de um terceiro e a severidade dos pais de quase todos.
      Buenos Aires 100km tem uma direção leve, numa história que arranca algumas risadas inevitáveis, como quando os meninos estão tomando coragem para tirar uma das meninas pra dançar no bailinho armado na casa de um deles. É essencialmente um drama sobre o amadurecimento.
      O roteiro é muito gostoso, daqueles que não deixam o interesse cair, mesmo nas cenas tristes de suas vidas, como as das imposições feitas pelos pais. A trajetória do filme segue em direção a cada um deles perceber a sua vida e o quanto eles são infelizes. Mas, ao contrário do que pode parecer, é um filme em maior parte feliz, mesmo que fale sobre um tema triste.
      Eu me identifiquei muito com o menino que cursa a escola técnica sem gostar, fazendo desenhos técnicos complicados quando o que ele quer na verdade é ser um escritor.
      Um filme bonito, com um trilha sonora feita de rocks argentinos (especialidade deles), mas também com um tema principal instrumental, lentinho, muito bom.
      É um bom divertimento, numa mistura de "teen movie" com cinema adulto, só não traz tanto valor para o espectador. Pra quem não quer compromisso com o filme.

Nenhum comentário: