domingo, 14 de novembro de 2004

A Batalha de Argel (3,5)

      A nota não é muito válida porque (caso raro pra mim), muito cansado que estava, dormi em parte da sessão. Shame on me! :)
      Um filme de um enredo político e histórico. Filme antigo que concorreu a dois Oscar, baseado em fatos reais, A Batalha de Argel é uma narração em preto e branco que conta os sofridos anos pela busca da independência da Argélia, lutando contra a colonização francesa, com toda a pressão do seu exército. A FLN (Força Libertária Nacional) mobiliza o povo pra defender seu orgulho, sua pátria. Isso resulta numa guerra civil, uma revolução nas ruas com a participação de grande parte da população.
      Mesmo com a falta de qualidade técnica da época, consegue ser um filme muito interessante. É um ótimo filme de guerra, mas que foge um pouco daqueles a que estamos acostumados, falados em inglês, mostrando a perspectiva do exército. Este é falado em maior parte em francês e põe o povo como personagem principal. É interessante também a representação da posição do governo, já naquela época, com respostas duras e rápidas mas pouco sábias.
      É um bom filme. O que estraga é exatamente a falta de qualidade técnica, principalmente na dublagem do filme. Pena que suas imagens sejam tão cansativas e o preto e branco não ajude na identificação de algumas personagens. A fotografia é péssima. Mas a direção e o roteiro são bons. Até se pode reconhecer que o assunto não é de interesse geral, mas na película conseguiram explicar bem os conflitos sem didatismo.

Nenhum comentário: