terça-feira, 26 de outubro de 2004

Os Sonhadores (4,7)
(The Dreamers – Itália/França/Reino Unido/EUA – 2003 – 115min )

      É sempre difícil falar de um diretor aclamado e de sua obra. Para aqueles que não conhecem Bernardo Bertolucci, este é um diretor para se conhecer e, de preferência, a fundo.
      Esta sua obra situa o telespectador em sua época, os conturbados anos 60 franceses.
      Ao som de Dylan, Janis, Hendrix e Doors, Matthew, um jovem americano estudante de francês e cinéfilo absoluto, freqüentando um famoso cinema francês, conhece os irmãos Theo e Isabelle, também viciados na arte. Os irmãos têm comportamento estranho e logo percebe-se que eles mantém uma ligação igualmente estranha. Pelo amor ensandecido ao cinema, os dois admitem Matthew como a um irmão (à maneira deles). A relação dos três fica na linha que divide a loucura do amor. Tudo isso numa época de censura, na França das revoluções, das posições e ideologias políticas.
      Os atores estão muito bem, especialmente Michael Pitt e a garota, (Eva Green) que não é veterana no cinema, mas tem tudo para ser. Eles interpretam pessoas, não personagens. A quantidade de nus dos atores não é um excesso, só contribui para uma maior realidade destes tempos liberais e revolucionários.
      Mesmo com um estilo visual muito plástico (até bem pop), há a confissão da paixão pelo "bom filme", mesclando um cinema vendável com as características de um cult.
      A direção, como não podia deixar de ser dá um show, principalmente em planos simples e longos, lembrando o cinema dos anos 30, principal referência do filme. É um filme em que o público geral se diverte, mas os cinéfilos se deleitam mais.
      É um entretenimento adulto, cabeça, político, mas muito, muito divertido.

Nenhum comentário: