Divagações sobre o Orkut
Engraçado como a nova mania da internet, o Orkut, deixou todos os blogs meio em stand-by. Ainda há pouco chegou mais um, só que um pouco melhorado, o Multiply.
Qualquer que seja o blog, é difícil ele não estar sendo afetado por essas febres de ligação de amigos. Engraçado esse fenômeno... O intuito dele seria aproximar as pessoas, certo? Só que há aí uma dubiedade. O site foi criado para aproximar as pessoas, mas faz com que as pessoas não queiram desgrudar dele. Ou seja, faz você ficar com a cara na tela do seu pc ao invés de te fazer ir conversar com seus amigos. A idéia de uma aproximação das pessoas, então, parece ser pura fachada. É divertido? É. Não estou negando isso, mas a sua intenção pode não ser boa.
E, como um pouquinho de paranóia nunca é demais, tudo isso pode estar sendo para atrair clientes para um novo produto, ou para coletar informações sobre as pessoas, como dados preferenciais, gostos, etc. Esta seria a pesquisa de campo perfeita para a criação e divulgação de qualquer produto. Essa idéia não é minha, claro. Foi da Super Interessante, revista em que saiu uma matéria sobre o Orkut, o iraquiano criador do site.
Ainda não sei exatamente onde quero chegar com isso. O importante é estar alerta para o tipo de dados que se fornece a esses sites, pois sua caixa de e-mails de repente pode começar a superlotar de propagandas ou virus e você não saber o porquê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário