O Pianista
(The Pianist – Reino Unido/França/Alemanha/Holanda/Polônia – 2002 – 148min)
Filme estupendo que conta a história do pianista judeu-polonês Wladek Szpielman em sua luta de sobrevivência na Segunda Guerra Mundial.
Apesar de o roteiro ter sido baseado no livro do próprio Spielman, o filme não tem a intenção de ser uma biografia, já que há muito de fictício na história do pianista contada na película. Essa ficção foi introduzida pelo diretor Roman Polanski da época em que ele era criança na Polônia dessa época da nossa História.
Adrien Brody interpreta maravilhosamente. É inacreditável. Mesmo não tendo visto a atuação de Jack Nicholson, que ganhou o Globo de Ouro mas perdeu o Oscar para Brody, este tange o imbatível.
Roman Polanski dá aula de direção cinematográfica. A precisão em fotografia, figurinos, maquiagem e cenografia para a retratação da Polônia de época é magnífica. Sem dúvida uma obra genialíssima do diretor polonês que viveu na pele o holocausto.
A dureza com que é apresentada a violência dos alemães contra os judeus é quase real de tão chocante.
Ganhador da Palma de Ouro em Cannes, O Pianista ao mesmo tempo que faz lembrar A Lista de Schindler quase o transforma em documentário em função da visão muito mais humana que é apresentada por Polanski.
A trilha sonora (como não podia deixar de ser) é magistral. A cada nota uma sensação de angústia, porém também de êxtase.
O roteiro é muito tocante e mostra em alguns momentos (devido à preocupação maior de Szpielman em sobrevivência) o amor de um música pela sua amada...
Na minha humilde opinião este é o melhor filme dos cinco indicados ao Oscar deste ano: As Horas, Chicago, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, Gangues de Nova York e o próprio. Embora todos sejam grandes filmes (especialmente os dois primeiros), O Pianista consegue superá-los.
Globo de Ouro? Oscar?
Cannes é mais confiável.
Infos:
Onde assistir
Veja o trailer
Nenhum comentário:
Postar um comentário