quinta-feira, 16 de setembro de 2004

(fui escrevendo durante o evento, mas como não tive tempo de postar...)

     

Chegou a hora da maior festa de confraternização deste planeta: os jogos olímpicos! A época em que homens e mulheres mostram seu melhor, competem quebrando barreiras e testando limites, os jogos da coroação eterna!

Nada é maior que esse espírito de união! Nem que seja só em espírito...

Não poderia ter mais sentido para um país que é formado de ilhas ter como símbolo de uma olimpíada nele realizada as ondas do mar. E nada mais lógico do que outros países cercados de água serem as grandes sensações, seja como a música-tema da islandesa mais falada do mundo, seja como o destaque da Austrália nos esportes, especialmente os aquáticos.

A abertura, que maravilha! A estátua se desfazendo em pedaços com os formatos das ilhas gregas! O deus grego voando, a história do país contada num tempo tão curto! A beleza de formas, cores e luzes! E o desfile das delegações da Comitê Olímpico Internacional, que tem mais nações do que a Organização das Nações Unidas, aparecendo na ordem alfabética grega! Até cabe uma pequena aula desse alfabeto interessante:

             

Fora a oportunidade única de ver em rede nacional esportes nada tradicionais para as emissoras brasileiras, como ginástica rítmica, saltos ornamentais, esgrima e judô.

E para quem assiste somente ao horário nobre da Globo, aparecem países antes desconhecidos como Mali, Burkina Faso, Sérvia & Montenegro, Bielorússia, Lituânia, Chipre e muitos outros. "Nem sabia que tem futebol no Iraque!", surpreende-se um senhor assistindo à derrota portuguesa para a equipe árabe.

A infraestrutura foi bem feita, às pressas como o brasileiro gosta, mas bem feita. Mas o melhor mesmo foi o site (http://www.athens2004.com). Muito bem pensado e muito completo. Todas as informações de todos os esportes. O único defeito foi a falta de um quadro de medalhas geral, classificado por país, não só por esporte.

O Brasil até levou ouros! Mas isso não importa tanto. O que importa é o espírito de equipe, o "fair play", a disputa por resultados pesoais, a superação de limites e a glória de poder participar de um evento tão grandioso como os Jogos Olímpicos!

Em Pequim, ou Beijing, aposto como tudo será melhorado. O site de Beijing2008 deverá ser arrasador! Assim, como a participação da China, claro.

Pra fechar o post, a letra da música-tema, com sua tradução (não literal) feita por mim. Eventuais reclamações, faça uma melhor e me mande. :P

Oceania
(Björk Godmundsdottir / Sjón Sigurdsson)

One breath away
from Mother Oceania
your nimble feet make prints
in my sand

You have done
good for yourselves
since you left my wet embrace
and crawled ashore

Every boy is a snake is a lily
every pearl is a lynx is a girl

Sweet like harmony
made into flesh
you dance by my side
children sublime

You show me continents
- I see the islands
you count the centuries
- I blink my eyes

Hawks and sparrows
race in my waters
stingrays are floating
across the sky

Little ones
- my sons and my daughters
your sweat is salty - I am why
I am why
I am why
your sweat is salty - I am why
I am why
I am why


Oceania
(Trad.: Raphael Aguirra)

A um instante distante
da Mãe Oceania
seus pés ligeiros deixam pegadas
em minha areia

Vocês fizeram
bem a si mesmos
quando deixaram meu úmido enlace
e nadaram à praia

Todo garoto é uma cobra é um lírio
Toda pérola é uma lince é uma garota

Doce como a harmonia
feita em carne
vocês dançam ao meu lado
crianças sublimes

Vocês me mostram continentes
- Eu vejo as ilhas
Vocês contam os séculos
- Eu pisco os olhos

Águias e pardais
correm em minhas águas
Arraias flutuam
céu afora

Pequeninos
- meus filhos e minhas filhas
seu suor é salgado - eu sou o porquê
eu sou o porquê
eu sou o porquê
seu suor é salgado - eu sou o porquê
eu sou o porquê
eu sou o porquê

Nenhum comentário: