terça-feira, 6 de julho de 2004

Creme Dental Rock N' Roll - Acústicos e Valvulados

Rock n' roll, promete o título. E cumpre. Até demais em alguns momentos. Guitarras distorcidas, à moda brit pop, com o volume dos americanos. Ao mesmo tempo que é uma característica do estilo, neste quarto álbum da banda gaúcha deixa as músicas um pouco parecidas e até enjoativas.

O vocal quase punk do simpático Rafael Malenotti empolga quando deve, mas cansa quando a melodia tem notas longas, nas músicas menos agitadas.

As letras são vagas, tão pouco abrangentes que até é difícil identificar sobre o que estão falando. O responsável em sua maioria é o baterista, Paulo James.

Devido crédito deve ser dado. Tudo que ela disse, Eu dentro dela e Deus quis têm boas letras e um som legal, mas mesmo assim o ouvinte sente que falta alguma coisa ou que algo está fora do lugar: é a equalização. Guitarra muito alta quando está fazendo base, volume da bateria muito alto quando o timbre não é expressivo, baixo com pouco volume o cd todo, vocais dobrados quando não é necessário. Assim, as músicas ficam bem básicas, bem artesanais, num clima de rock n' roll das antigas, quando não se explorava os recursos de mesas de som. E é claro que tudo isso é intencional, afinal tem coisa mais básica do que creme dental?

Algumas faixas não precisavam ser tão rock assim. No caso da doce Deus quis, por exemplo, um piano cairia muito bem com a melodia linda.

Mas é interessante a marchinha de carnaval Turma do funil em versão rock n' roll semi-oculta no fim do disco.

É um álbum legalzinho, mas é pra se pegar emprestado, ouvir algumas vezes, pegar as cifras e tocar uma ou outra no velho e bom violão que acaba sendo mais divertido de ouvir. A banda já esteve em melhor fase.

Aqui, a letra da música que melhor representa o Creme Dental Rock N' Roll (embora Deus quis seja a de melhor qualidade).

Se você for assim
(P. James)

O som não vai embora
Por mais que eu me demore perdido no olhar
De quem só me namora
No céu feito de anis e de simples canções

Se você for assim
Chegue mais perto agora
Se convidado eu vim
Quero falar sobre o filme que eu vejo e ninguém mais vê

Eu sei que não há ordem
São mais de mil imagens que passam por mim
E aqui faço a hora
Pra ter o que não posso tocar com as mãos

Se você for assim
Chegue mais perto agora
Se convidado eu vim
Quero falar sobre o filme que eu vejo e ninguém mais vê

O som não vai embora
O som não vai embora

Se você for assim
Chegue mais perto agora
Se convidado eu vim
Quero falar sobre o filme que eu vejo e ninguém mais vê

Nenhum comentário: