quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

talking 'bout movies

Bom, eu vi com a Nati Sobre Meninos e Lobos (Mystic River), puuuuuuuta filme!! Tim Robbins e Sean Penn excelentes, em suas melhores formas. Mas estou com preguiça de escrever melhor sobre o filme. Talvez depois.

Enquanto isso... extraído da Sessão de Cartas do Cineclick


Prezado Celso,
Venho acompanhando o seu trabalho há um bom tempo e admiro muito o profissionalismo com que você conduz suas críticas. O que você acha desse clima de euforia que se instaurou no País por causa das quatro indicações de Cidade de Deus ao Oscar 2004? Eu, particularmente, fiquei muito feliz, acho que é uma excelente oportunidade de o filme, que é estupendo, se projetar ainda mais internacionalmente. Mas criar esse clima de Copa do Mundo em torno das indicações, isso eu acho que já é demais. Fica parecendo que a nossa arte só merece aplauso quando pautada pelos critérios deles, os americanos (vide a desolação geral com as "derrotas" de O Quatrilho, Central do Brasil, etc.) Vou torcer pelo filme, é lógico, mas acho que o maior prêmio ele já conquistou: o reconhecimento do povo brasileiro. E você, o que é que acha?

RESPOSTA:
Concordo plenamente, meu caro internauta anônimo. Esta macaquice que se faz em cima do Oscar só serve para comprovar o complexo de inferioridade do povo brasileiro. Desde quando um monte de gringo precisa avalizar aquilo que todos já sabem? Que Cidade de Deus é um filmaço?! Se a gente fosse levar a Academia a sério, seríamos obrigados a acreditar que Gwyneth Paltrow é melhor que Fernanda Montenegro. Que piada! E que nem Alfred Hitchcock nem Charles Chaplin jamais foram diretores dignos de ganhar uma estatueta. Quaquaqauqauqua!!! Ainda prefiro ver o Troféu Imprensa, com o Sílvio Santos de apresentador.


Celso Sabadin. Há anos acompanho suas críticas. Este é confiável simplesmente por ser o que os outros críticos não são. Sabadin é humano (e muito engraçado!).

Nenhum comentário: