Prenda-me Se For Capaz
(Catch Me If You Can – EUA – 2002 – 141 min)
Conta a história de Frank Abgnale Jr., um jovem vigarista, interpretado por Leonardo DiCaprio. Sua história é mostrada desde os aprendizados com o pai (vigarista este caçado pelo imposto de renda) passando por suas farsas mais famosas como professor de francês, piloto da Pan Am, médico e advogado e suas constantes fugas da caçada que lhe impõe Carl Hanratty, interpretado por um Tom Hanks pragmático e eficaz.
A trama, baseada em história real, empolga. Seu roteiro foi adaptado do livro homônimo escrito pelo próprio Abganale, livro este que, se segue a mesma linha de tensão e leveza do filme, deve ser maravilhoso.
Spielberg resolveu fazer um filme bem mais simples e menos denso que seus mais recentes Minority Report e A.I. - Inteligência Artificial. E acertou. Prenda-me Se For Capaz é um exemplo de direção simples, sobre um roteiro astuto e sem grandes luxos nas interpretações, que juntos se transformam numa aventura divertidíssima! Tanto que quase não se sente as 2 horas e 21 minutos da fita.
DiCaprio prova que melhorou sua atuação até em papéis sem grande apelação dramática, como este. Mas ser indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar já é marqueterice.
Christopher Walken, que interpreta o pai do protagonista, foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro por este papel. Ele comove, mas às vezes suas interpretações parecem um pouco distantes do papel, o que faz com que seus personagens tornem-se muito parecidos.
A trilha sonora de John Williams, que já trabalhou com Spielberg em grandes filmes (com grandes trilhas) como Contatos Imediatos de Terceiro Grau, E.T., a trilogia Indiana Jones e a Lista de Schindler, agora inspira-se em séries policiais dos anos 60 para criar o Tema principal de Prenda-me Se For Capaz. O que aliás não poderia ter casado melhor com o clima do filme.
Só a seqüência de créditos iniciais de Prenda-me... já merece destaque. Ao som de John Williams, ela foi feita toda em desenho ao estilo de animações dos anos 50 e os nomes da equipe configuram portas, paredes e cenários de uma intrincada perseguição de um policial a um ladrão, sintetizando o filme. Para os curiosos, no site oficial (clique no poster) há ilustrações da seqüência de abertura.
Prenda-me Se For Capaz é um ótimo filme. Com pouca técnica e sem pretensões de ser genial, o que o torna saborosamente divertido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário