quinta-feira, 30 de janeiro de 2003

Fale Com Ela
(Hable Con Ella – Espanha – 2002 – 112 min)

        Em todas as vezes que assisti a um filme de Pedro Almodóvar, já sabendo de quem se tratava, assisti já esperando sua genialidade. E todos seus filmes, cada um de um modo diferente, me surpreenderam nesse sentido. Contudo, já tinha a expectativa de ser um filme maravilhoso.
        Desta vez, seguindo o método do Marcio, mesmo tendo o filme ganhado o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, fui ver "um filme", sem expectativa nenhuma. Melhor surpresa não poderia ter.
Site Oficial do Filme        Fale Com Ela é a obra do diretor e roteirista espanhol de maior maturidade, tanto técnica quanto emocional.
        O filme atinge o espectador pela sutileza ao mostrar os personagens e suas histórias. E à medida que nos aprofundamos em suas histórias, no decorrer da obra, o público passa a se sentir cada vez mais íntimo, quase participante dos fatos. A "culpa" dessa qualidade do filme está nas interpretações puras de extrema verossimilhança, assim como o roteiro magnifíco, onde tudo se amarra fazendo com que as histórias dos personagens não só se entrecruzem como se complementem.
        A trilha sonora é tocante. Não pela presença de Caetano Veloso cantando em espanhol (sempre eximiamente acompanhado por Jacques Morelembaum), mas pelas lindas músicas melancolicamente espanholas como um todo, até em se tratando de Elis cantando Jobim e Vinícius.
        Todos esses elementos regidos pela direção de um Almodóvar inspirado e sempre intimista – seja na exigência das interpretações, seja no enquadramento e iluminação – fazem de Fale Com Ela um filme técnica e artisticamente impecável.

Nenhum comentário: