sexta-feira, 31 de janeiro de 2003

C.S.I. em casa
(Leia com atenção)

Conversávamos trivialidades na cozinha.
De repente um estrondo, alto, seco, forte. Enquanto olhávamo-nos como se nos interrogássemos, outros barulhos seguiam o primeiro, agora um pouco mais baixo, e finalmente vidro quebrando. Seriam armários de algum dos quartos? Seria o novo vitrô do banheiro que se soltara da parede? Seria o espelho do banheiro? Seria um assalto?? Aflitos, temerosos, caminhamos na direção de onde provinha o som.

A passos rápidos corredor adentro chegamos à porta do quarto de minha mãe e a cena que avistamos não podia ser mais impressionante para um dia qualquer de férias em casa: o suporte de TV e vídeo que estava afixado no alto da parede do quarto desabara, levando ao chão a LG de 20", que na queda, levara junto um apanhado de potes de cremes que descansavam sobre a penteadeira dos donos do quarto, junto da antiga e ornamentada lata de biscoitos redonda onde guardamos alguns documentos menos importantes do dia-a-dia e que agora se encontrava amassada com grande vinco que ia da tampa ao seu fundo. O suporte dos equipamentos ficara parcialmente solto na parede, tendo sido arrancadas duas de suas três buchas que o prendiam à parede, permanecendo preso por um só parafuso.

O videocassete não fora ao chão. Ficara pendurado pelo cabo da NET que pendia do teto.

Não tínhamos esperanças. A TV estava com a tela no chão, com um leve cheiro de fumaça. Era certo que agora jazia como um grande montante de entulho no curto espaço entre a penteadeira e a cama de casal.

Retirada a TV, vimos que a tela ainda estava inteira. Embora um pouco arranhada, não havia estourado mesmo tendo caído de uma altura de quase dois metros.

Pouco mais de hora para a retirada dos cacos de vidro, limpeza e restauração do ambiente, fui averiguar os danos da TV. Não só ligava, como não aparentava grandes seqüelas do recente desastre. Liguei o vídeo a ela. Tudo em perfeito estado! Dois ou três arranhões na tela da TV e nada mais!

Como isso foi possível? O que teria acontecido??


Analisando os objetos danificados, chegamos à interessante conclusão:

A TV despencou sobre a penteadeira, batendo na resistente lata de biscoitos, amassando-a. Isso fez com que o aparelho resvalasse no colchão de meus pais antes de ir ao chão. Dois amortecimentos foram necessários para que ela não estourasse ao encontrar o piso.

Assim sendo, a TV nada teria a ver com a quebra do vidro da penteadeira. O vidro fora estilhaçado sim pelo videocassete, que, dada a soltura parcial do suporte se achava preso pelo cabo da NET, realizara um movimento pendular, que o levou de encontro ao espelho da penteadeira, espalhando pelo chão do quarto montes do reluzente e refletor entulho.

O motivo da queda de tudo fora provavelmente as marteladas dadas, uma semana antes, na parede ao lado pelo pedreiro que tirava o vitrô antigo do banheiro. Estas deram a folga necessária às buchas que prendiam o aparato à parede, facilitando assim a soltura do suporte.

Caso encerrado.


PS: Claro que o veredito do caso não foi o mesmo adotado pelo meu pai. Ele diz que tudo foi abaixo pela retirada esporádica do videocassete do suporte, jogando a culpa em cima do filho mais velho dele: eu.

Nenhum comentário: