sexta-feira, 26 de julho de 2002

AnimaMundi Reports - Dia 2

Estava mais cheio. E hoje foram os grupos. Muitos dos solitários de ontem, hoje trouxeram amigos. E os casais também não debandaram. Conclusão: a média da faixa etária subiu bastante e os solitários agora são minoria.
Outra coisa foi a correria. Ontem todos andavam rápido. Hoje, corriam. Passos largos, saltados e com muita velocidade (o que na minha opinião descrevem uma corrida). Tudo para pegar a fila da próxima sessão.

AM Retrô

Inclusive dessa vez tivemos que fazer uma coisa que eu não estava disposto no início, mas foi inevitável: sair antes do final de uma sessão para poder pegar a próxima. Mas tudo bem, porque o que perdemos não estava concorrendo mesmo...
Explico: Como esse é o 10° ano de festival, eles fizeram umas sessões especiais de AM Retrô 10 Anos. E foi nessa que a gente resolveu não assistir para pegar uma Retrospectiva Brasil/Canadá, que também tivemos de abandonar. Mas essa foi para um "pit stop" estratégico. Como iríamos ficar até o final (23h10), resolvemos comer um McQQCoisa às seis...

Hoje os filmes foram menos extremos (uma droga com um excelente), foi tudo razoavelmente bom, com alguns destaques:

O melhor do dia 2

Fifty Percent Grey, o curta irlandês de 3 minutos minuciosamente feitos em computador, explica tudo que precisa para o espectador ficar pensando o dia todo nele.
Um homem com uma pistola acorda num ambiente vazio, de chão cinza e o resto branco. Ele olha em volta e há um ponto. Ele caminha até o ponto e percebe que é uma tv digital de última geração com um DVD e uma confortável cadeira em frente, com um controle remoto em cima. Ele liga o controle remoto. "Bem vindo ao Paraíso" e imagens explicativas passam na tela, que logo sai de sintonia. O homem pega a pistola, segura na lateral de sua cabeça e atira.
Ele acorda no mesmo lugar, com a mesma pistola e com um furo transpassando-lhe a cabeça. Levanta-se e olha o ponto, já sabendo o que é. Resolve ir em outra direção e encontra novamente o ponto. O lugar é minúsculo. Ele olha para a tv comum, com um video-cassete comum e um puff. Ele dá play no video-cassete. "Bem vindo ao Purgatório. Você ficará aqui por uns anos para análise...".
Ele põe a arma na boca e atira.
Ele acorda no mesmo lugar, com a mesma pistola e dois furos na cabeça. Novamente o ponto. Agora uma tv anos 50 com um banquinho em frente. Liga a tv. "Bem vindo ao Inferno. Dos mais temíveis lugares que você..." Ele atira na tv, que explode.
Clique para saber o final


Outros muito legais:

Friday Night Idiot Box. Bem curto também (3 minutos), o filme canadense mostra o automatismo do ser humano. Como fazemos coisas sem prestar atenção. A menção no título nos dá a entender que esse efeitos são causado pela televisão, mas essa é só a opinião do espectador aqui. :)

Hamilton Mattress, inglês, com 29 minutos, conta a história - em estilo Pixar de animação - de um tamanduá que queria ser baterista. Não deixa devendo em nada a desenhos como A Bug's Life ("Vida de Inseto"), só que em menor duração. Excelente.

Menção Honrosa

Pegou todo mundo desprevenido. No folheto só constava que era brasileiro. Segredos de Maurício Vidal. Trata-se do clipe da música Segredos do Frejat. Apesar da música e do cara, o filme é muito bom. Bonito, coeso e criativo. A música, que só deve ser ouvida com o clipe, dá um tom bem triste ao filme. Ótimo resultado.

Nenhum comentário: