sexta-feira, 25 de junho de 2004

Música, música, música!

Nem contei sobre os meus projetos... Que relaxo...

Como foi mesmo? É, acho que tudo começou assim...

Há mais ou menos quatro meses minha amiga Mariana, da USP, me chamou para entrar no respeitado e aclamado Coralusp junto com ela. Os horários de ensaio não sendo compatíveis com os nossos, deixamos de lado.

Dias após, no intervalo das aulas ouvimos um reduzido e simpático grupo coral se apresentar nas escadas da Letras. Eu e a Mari ficamos extasiados. Ao final, a entusiástica moça que regia deu as informações de horários de ensaio do Coral Cluster - o Coral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (vulgo "fefeléche"). Era tudo que precisávamos. Fomos a um ensaio e, embora as músicas não fossem exatamente eruditas (com as quais minha amiga já tinha maior intimidade), eu gostei. :)

Alguns ensaios após ter entrado, a Mari, por causa do trabalho, teve que abandonar. Chamei outras amigas que gostariam, uma a uma elas foram saindo e eu permaneci. Lá, descobri ser tenor (a mais aguda das vozes masculinas), fiz alguns amigos e abri a minha rede de contatos, experiências e conhecimentos musicais. Dentre os que conheci, valem menção especial a Moira, a regente simpaticíssima e experiente (apesar da pouca idade) e o Balys, outro tenor e estudioso de música por conta própria, um maluquinho com um pouco mais de idade e experiência do que eu em matéria de som.

Dois meses depois, a Moira me convidou para entrar num outro coral - o Madrigal Arcadelt. Este ensaia aos sábados de manhã e é só de música renascentista, um verdadeiro desafio pra quem nunca estudou cantar deste tipo. Perfeito pra mim!

Algumas semanas após ter entrado no Arcadelt, as conversas musicais e planos com o Balys renderam um projeto de concepção dele: quatro vocais masculinos, tocando instrumentos como uma banda normal, mas com as linhas de vocal mais arrojadas. Algo como um Boca Livre mais moderninho. Esse até hoje tem sido o meu projeto de domingo de manhã.

E, por tanto andar com partituras pra cima e pra baixo, o Olivetti, amigo e colega de trabalho, multiinstrumentista mais dado ao violino, se interessou e passamos a conversar mais sobre música. Ele me propôs tocarmos músicas consagradas da MPB e chorinhos em violão e violino, o que se tornou meu projeto de esporádicos domingos à tarde.

À parte disso, o pessoal da Federal resolveu retomar nosso projeto do desenho animado em computação. Além do roteiro ser meu, também devo fazer parte das trilhas e montagens sonoras do desenho, temporariamente entitulado "A Mosca".

Bom, tudo isso pra dizer que neste sábado (26/06 - dia oficial da maioridade da amiga Maíra!) o Madrigal Arcadelt vai se apresentar no Colégio Estadual Alves Cruz, na R. Alves Guimarães, 88 - Sumaré, às 19h. E no domingo que vem (04/07), o Coral Cluster vai se apresentar na Igreja São José, na R. Bartolomeu de Ribeira, 33 - Jaguaré, também às 19h. Ou seja, estou tremendo de ansiedade... Mas tenho treinado muito, coitada da Nati... :P

Adoro estar cada vez mais ligado em música. Um dia vou conseguir viver só disso...
E quem quer... faz!

Quem puder, apareça lá! Vai ser bem legal!

Nenhum comentário: