segunda-feira, 2 de fevereiro de 2004

Detetive Reloaded

Nestas férias aprendi um jogo legal, cujas regras quero deixar aqui registradas. Na verdade é uma mistura do antigo jogo de Detetive, aquele onde o assassino tinha de dar uma piscadinha, que “matava” a vítima, e onde a função do detetive era descobrir o assassino e “prendê-lo”, acusando-o de assassinato.
Apelidei a nova versão do jogo de "Detetive Reloaded" porque revisita o antigo jogo, mas vem muito melhorado, inclusive com algumas características que lembram a votação do Big Brother.

Material necessário: um baralho.

Participantes: o Mediador e no mínimo mais 6, quanto mais melhor.

Papéis: como no antigo Detetive são definidos por cartas, só que agora há novos papéis:
    Assassino (A): Escolhe quem ele quer matar dentre: as Vítimas, o Detetive ou o Anjo.
    Killer (K): Escolhe quem ele quer matar dentre as Vítimas, o Detetive ou o Anjo.
    Anjo (J): Escolhe quem ele quer salvar, que pode ser qualquer um.
    Detetive (Q): Pergunta ao Mediador se um determinado jogador é do Bem (Vítimas e Anjo) ou do Mal (Assassinos ou Killer).

Regras: os do Mal (Assassinos e Killer) devem fazer o Mal ganhar. Os do Bem (Detetive e Anjo) devem fazer os do Bem ganhar. Cada qual, Mal ou Bem, deve convencer as Vítimas (que querem a vitória do Bem) de que o seu lado é o do Bem.

Os participantes sentam-se em círculo.
O jogo começa com as cartas de um baralho sendo distribuídas ocultamente: quem tirar Rei(K) será Killer, Ás(A) são Assassinos, Valete(J) será Anjo, Dama(Q) será Detetive e os números serão as Vítimas. A quantidade de cartas de Assassinos e de Vítimas deve ser medida para que haja equilíbrio entre o Bem e o Mal .

A rodada se dá assim:
1 - O Mediador diz: “Todos dormem”. Os participantes fecham os olhos.
2 - O Mediador pede aos Assassinos que acordem e pergunta quem eles querem matar. Os Assassinos, em silêncio, devem entrar em consenso quanto ao jogador que morre. O Mediador também não fala o nome do escolhido. O Mediador pede aos Assassinos que durmam.
3 – O Mediador pede ao Killer que acorde e selecione (em silêncio) alguém para morrer. Selecionado, sem falar quem foi o escohido, o Mediador pede que o Killer volte a dormir.
4 – O Mediador pede ao Anjo que acorde. Pergunta a ele quem ele quer salvar. Respondido (em silêncio), o Anjo volta a dormir.
5 – O Mediador, enfim, pede ao Detetive que acorde e selecione alguém que ele queira saber (se é do Bem ou do Mal – que o Mediador indica em silêncio, com os polegares)
6 – Todos acordam e as mortes são reveladas: quem os Assassinos entraram em consenso para matar e quem o Killer escolheu também para matar.
     Regras especiais
     * Nenhum Assassino ou o Killer pode morrer. Se os Assassinos escolherem a pessoa que é o Killer, este permanece no jogo. Da mesma forma que se o Killer escolher um dos Assassinos, este não morre.
     * Se os Assassinos ou o Killer escolherem matar alguém que foi salvo pelo Anjo, este não morre.
     * O Anjo pode salvar a si próprio até duas vezes.
     * O Detetive pode morrer.
7 – Os mortos saem do jogo, se retirando do círculo sem revelar qual era seu papel.
8 – Inicia-se a votação: todos os participantes devem inicialmente escolher dois suspeitos de serem do Mal. Dentre esses dois suspeitos, todos votam para qual deles deve ser retirado do jogo. Aquele que receber o maior número de votos é retirado do jogo anunciando qual era seu papel.
9 – Nova rodada se inicia e assim segue o jogo até que o Bem ou o Mal vença.

Taí, uma brincadeira bem legal.
MusicoMind também é criança!

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