quarta-feira, 24 de dezembro de 2003

Albergue Espanhol
(L'Auberge Espagnole – França/Espanha – 122min – 2002)

Muito engraçada e divertida comédia sobre um pós-graduado francês que vai para a Universidade de Barcelona cursar Economia. Na cidade, demora a encontrar local para sua residência temporária, e a encontra no albergue do título, onde moram mais 5 estudantes, cada um de uma nacionalidade, todos tentando se adaptar à universidade e à cidade de Barcelona.

O filme é tão leve e divertido que às vezes parece um longo capítulo de alguma boa série européia. Tanto que quando termina o filme o espectador sai com aquele gostinho de "quero mais", pedindo um próximo capítulo.

Nem tudo em Albergue Espanhol é riso e é nos momentos dramáticos que o filme deixa clara a sua nacionalidade francesa, com bonita expressão intimista dos conflitos internos.

A trilha sonora bastante representativa da cultura do albergue plurinacional, é eclética: vai de blues belga a salsa espanhola, passando pela tocante No Surprises, do Radiohead. (yes!! :)

A vontade que se tem é que o filme abra um portal de transporte direto para Barcelona (né, amiga Rapha?), mas a paisagem é suficiente ao contar as experiências deste homem na busca por si mesmo.

Destaque para a presença de Audrey Tatou (de O Fabuloso Destino de Amèlie Poulain), vivendo a namorada francesa do protagonista, responsável em grande parte pela porção emotiva do filme.
Interessante, engraçado e comovente. Programão.

Nenhum comentário: