sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Missa Descontraída

O novo Padre da paróquia estava tão nervoso, no seu primeiro sermão, que
quase não conseguia falar.

Antes do segundo sermão, no domingo seguinte, o jovem perguntou ao Arcebispo
como poderia fazer para relaxar e este lhe sugeriu que na próxima vez
colocasse umas gotas de vodka na água, e que depois de uns goles estaria
mais relaxado. "É um segredinho entre os padres iniciantes", disse-lhe o Arcebispo.

No domingo seguinte aplicou a sugestão e sentiu-se tão bem que poderia
falar alto no meio de uma tempestade, de tão feliz e descontraído que se
encontrava. Depois de regressar a reitoria da paróquia, encontrou uma nota do Arcebispo
dizendo:

"Caro Padre:

Na próxima vez coloque gotas de vodka na água e não gotas de
água na vodka. Não coloque limão na borda da taça e não beba à frente dos fiéis! O missal não é apoio para o copo. O manto da imagem de Nossa Senhora não deve ser usado como guardanapo. Existem 10 Mandamentos e não 12. Existem 12 Apóstolos e não 10. Não nos referimos à Cruz como 'aquele T grande'. Não nos referimos ao nosso Salvador Jesus Cristo e seus Apóstolos como 'JC e sua banda'. Não nos chamamos Judas de 'Filho da Puta'. O Pai, O Filho e O Espírito Santo não são 'O Velho, Júnior e o Aparecido'. Judas não enforcou Jesus, e Tiradentes não tem nada a ver com a história. "Brilha La Luna" não está na relação de músicas do coro. "Aquela casinha" é o confessionário e não um banheiro. A iniciativa de chamar o público para confraternizar foi muito plausível, mas fazer trenzinho e correr pela igreja não. Água benta é para se benzer e não para refrescar a nuca. As hóstias devem ser distribuídas para o povo e não usadas de aperitivo para acompanhar o vinho. A imagem pregada na Cruz é o corpo de Cristo, não do Raul Seixas. Não há Diretor Financeiro da Igreja Católica e ele não é o Edir Macedo. Procure usar roupas debaixo da batina e evite abanar-se com a batina quando
estiver com calor. O nome do Papa é João Paulo e não Daniel. Os pecadores quando morrem vão para o inferno e não para a 'puta que os pariu'!

Pelos 45 minutos de missa que acompanhei, notei essas falhas. Lembro ainda que uma missa leva em torno 1 hora e não 2 tempos de 45 minutos; numa missa não se faz perguntas ao público, nem existem cartas e universitários; aquele sentado no canto do altar, ao qual referiu-se como 'o velho de saia' era eu.

Espero que tudo isso seja corrigido para a próxima missa.

Atenciosamente,

Arcebispo."

Nenhum comentário: