terça-feira, 1 de julho de 2003

Parceiros opostos "não se atraem" , indica estudo

     O velho ditado de que, nas relações amorosas, "os opostos se atraem" foi contestado por um estudo realizado por cientistas americanos.
     Os pesquisadores descobriram que as pessoas tendem a escolher parceiros semelhantes - ou pelo menos que elas pensam que são semelhantes - a si próprias, tanto em aparência quanto atitude.
     Um estudo anterior havia concluído que as pessoas preferem parceiros com qualidades que elas acreditam que são boas para criar filhos, incluindo viabilidade financeira.
     No entanto, a nova pesquisa - de uma equipe da Cornell University em Nova York - sugere que esse não é necessariamente o caso, e que indivíduos semelhantes tendem a ser mais atraídos um ao outro porque tendem a ter uma relação estável.
     (...)
     "[O estudo indica que] Indivíduos que têm uma alta percepção de si próprios tendem a uma maior discriminação na preferência por parceiros do que indivíduos com baixa percepção pessoal."
     "Esse resultado implica em que, em um mercado matrimonial aberto, indivíduos com baixa percepção pessoal terão maior dificuldade em encontrar e manter um parceiro satisfatório."
(...)
     A pesquisa também descobriu fortes evidências de que mulheres que se consideram fisicamente atraentes tendem a buscar homens ricos ou com status elevado.
     Da mesma forma, homens que se consideram bem-sucedidos tendem a buscar mulheres bonitas.
     (...)
     "A aposta mais segura provavelmente seria estar com alguém que fosse idêntico a você em todos os sentidos, mas isso seria um pouco enfadonho", disse Paula Hall, estudiosa do tema.
     "Afinal, variedade é o tempero da vida."


(leia na íntegra)


Gostei.
Explica muita coisa da minha vida e das minhas escolhas.
Também das pessoas que me rodeiam.

Começo a fazer mais sentido para mim mesmo.
:)

Nenhum comentário: