sexta-feira, 25 de julho de 2003

Destaques Anima Mundi 2003

O maior destaque do festival desse ano é negativo. Há preço pra quase todas as sessões. E a quantia é alta para quem quer ver todas as quatro ou cinco mostras de cada um dos cinco dias: quatro reais (dois reais com carteirinha de estudante) para cada sessão de uma hora. Olhando pelo lado positivo foi bom que pelo menos diminuiram as filas imensas para a aquisição de ingressos. Mas preferia aquele calor humano na FIESP (que inclusive não está exibindo esse ano). Fora que é a própria elitização da cultura.

Com isso quem não é convidado do evento e não quer ficar (mais) pobre numa só semana acaba vendo menos sessões.

Quarta-feira
O destaque fica para a mostra dos estúdios Filmakademie e Pixar, além dos trabalhos do brasileiro Arnaldo Galvão. É gostoso ver a aceitação do público para quando um desenho que ficou famoso aparece na tela. Foi o que aconteceu com um curta com os personagens do Monstros S. A. e com o For The Birds, ganhador do Oscar de melhor curta em animação de 1997. Pixar é Pixar. John Lasseter é o cara.

Quinta-feira
Destaque para a mostra competitiva de video nacional. Dentre estes Sushi Man, onde a mulher do triângulo amoroso (uma terapeuta) tenta resolver o caso discutindo com seu namorado e amante o que eles três devem fazer para conviver pacificamente. Hilário.

Dentre a mostra competitiva internacional há que se destacar o curta inglês Angry Kid Piss, onde uma criança pentelha durante a viagem com os pais quer parar para ir ao banheiro toda hora. Dada a impossibilidade, o pai passa a ele todas as garrafas de refrigerantes, sucos e garrafas térmicas para que o filho vá "enchendo".

Coincidentemente, ambos feitos de massinha de modelar.

Hoje tem mais.

Nenhum comentário: