Tiros em Columbine
(Bowling for Columbine – EUA/CAN/ALE – 120min)
Dirigido por Michael Moore, este documentário choca por explorar o porte e o uso deliberado de armas na sociedade americana e por ser contado pelo ponto de vista de um americano bastante irônico, mas contundente, o próprio Michael Moore.
O cineasta ficou bastante famoso depois de ter quebrado a "regra" estabelecida pelo Oscar deste ano, onde durante os agradecimentos os premiados não poderiam dizer qualquer opinião sobre a Guerra no Iraque. Michael Moore, agradecendo ao prêmio de Melhor Documentário, fez um discurso que rodou jornais e revistas (em papel ou nas telas dos PCs) do mundo todo.
O ponto de partida de Tiros em Columbine é a tragédia de abril de 99, quando dois estudantes do Colégio Columbine entraram lá armados, mataram doze alunos, um professor e deixaram feridos muitos outros colegas. A partir daí Moore tenta chegar a um porquê de o povo americano ser tão belicista. Para isso mostra inúmeras estatísticas e entrevistas das mais variadas desde Marilyn Manson (influente na mídia e astro admirado pelos assassinos), Trey Parker (criador de South Park, vindo da mesma cidade do ataque) até Charlton Heston, que fez um discurso pró-armas logo após o ocorrido naquela cidade em nome da Associação Americana de Tiro, da qual tanto o ator quanto Michael Moore fazem parte.
Essa é só uma pitada da ironia deste diretor que chega a contar inclusive o papel das armas na história americana através de um desenho animado criado (por Trey Parker) especialmente para o documentário. Hilário, por sinal.
Vale lembrar que o filme também esteve na lista de premiação de Cannes no ano passado e ganhou o prêmio especial do júri.
Em tempos de medo, guerra e violência das mais variadas, é obrigatório perceber que nem todo americano é preconceituoso, belicista e indiferente ao mundo violento que rodeia a todos os habitantes deste planeta.
Chocante, divertido e informativo.
Tiros em Columbine.
Vale a pena.
Site oficial do Michael Moore
Onde ver
Veja o trailer do filme
Nenhum comentário:
Postar um comentário