terça-feira, 17 de dezembro de 2002

A arte de ser otário

Engraçado como algumas pessoas não conseguem ter vida própria. Isso não só no campo da sobrevivência, mas até nas suas horas de lazer, de descanso, de diversão.

Há pessoas que vieram ao mundo para criar, para serem geradoras de algo útil, inteligente, novo, inexplorado. São, em geral, pessoas inventivas e que proporcionam àqueles que vivem em seu redor grande prazer. Desde estar em sua companhia, até simplesmente ler um texto, ouvir uma música, ver um vídeo dessa pessoa.

Criadores vieram ao mundo para criar.

Nesse meio de destaque existem também as pessoas que não se importam em criar, nem tentam, ou às vezes tentam e são incapazes de tal ato. Dada e constatada sua incapacidade, copiam, plagiam, não se importam de difundir uma idéia, uma criação, que não é sua, afinal, para elas o mérito é tudo.

Essas pessoas fazem parte da escória do mundo criativo, afinal, copiar é uma das primeiras artes que aprendemos, quando ainda da época da pré-escola. Infelizmente essas pessoas não conseguem superar essa fase, crescem com isso embutido em seus valores. Tudo que lhes importa é fazer sucesso, ser reconhecido não importando como surgiu a sua "arte".

Pessoas como essas têm se difundido aos montes principalmente depois do surgimento do advento virtual conhecido como blog. Não irei explicar aqui no que consiste um blog, se você está lendo isso, provavelmente já deve saber.

Mais uma vez, quando do surgimento dessa ferramenta, muitas pessoas antes desconhecidas por qualquer talento, viram aflorar qualidades que antes não as tinham percebido. Outras, porém, como no mundo real, viram no blog uma forma de galgar sua fama fazendo-se passar por outro indivíduo.

Para evitar esse baixo nível, deveria, sim, ser criada alguma lei que impossibilitasse a transcrição parcial ou total de uma idéia inovadora que não fosse própria sem a creditação do autor, como no mundo dito "real". Infelizmente, como isso ainda não se aplica, estamos sujeitos ao uso do bom senso por parte daqueles que são formadores de opinião (embora os blogs tenham pouco alcance em sua extensa maioria, é sim um formador de opinião), o que por vezes pode nos desapontar um pouco.

Fico imaginando as pessoas que lêem e formam suas opiniões ou até se divertem lendo o blog desta talzinha, Thais Regina Milani.

Imagine você, leitor querido, ter uma idéia boa, postá-la e dias depois ver sua idéia, seu texto, sua imagem, ou o que quer que seja, postado no blog de outro ser que se diz inteligente, como aconteceu com nossa amiga Ale e anteriormente com a Dani.

Atitudes como essas são inadmissíveis.

Plagiar é a arte de ser otário, no real aspecto da palavra. Pior que isso, é a arte de ser otário por si mesmo, pois quem faz plágio não só engana, como engana a si próprio, fingindo ser o que não é. E por vezes ganha crédito por isso e fica feliz!!!!

A glória do plagiador é meramente copiar, já a do plagiado é criar e (quando possível) zombar daqueles que não o conseguem mas mesmo assim se aproveitam de quem pode.

Seja cidadão.
Denuncie plágios.
E credite quando a idéia não for sua.

Nenhum comentário: