domingo, 24 de novembro de 2002

"Sorry for taking so much to come to your beautiful country!!!!"
ou
Sobre o show do Rush

O show foi maravilhoso. Quase perfeito. Quase perfeito pra quem conhece as músicas. Eu tive aquela sensação de acabar de sair de uma música explêndida e cair em uma que eu nunca ouvi. Isso num show é meio frustrante normalmente, quando se trata de uma banda pouco difundida então... Felizmente só foram três as músicas que eu desconhecia, mas acredito tenha sido, para quem só conhece os hits, no máximo surpreendente ouvir músicas tão boas. Resumo da ópera: a maioria extensa do público saiu descontente do show. Essa foi a impressão que eu tive. Isso até pelo fato de eles não terem tocado seu megahit de 27 anos atrás, Fly By Night. Eu já tinha certeza que não tocariam, embora tivesse lido em algum lugar que não seria assim. Isso desapontou imensamente a massa que foi porque ouviu anunciar nas rádios.

Mas voltando ao "quase perfeito para quem conhece as músicas". O balanço de som (a interação de volume entre os instrumentos), deixou bastante a desejar. Muito provavelmente pela disposição do público no estádio. A guitarra quando tocando notas agudas, encobria COMPLETAMENTE o som do baixo e da bateria. O baixo ficava um pouco "apagado" a durante todos os solos de guitarra, o que não acontece nos álbuns.

Mas quis falar primeiro da parte chata pra não acharem que sou "fã surdo", aquele que não consegue ouvir os defeitos. Pois bem, esses foram os defeitos. Houve também uma conversa pós-show (entre eu e meus amigos Marcio, Cecília, Hugo e Tati) sobre estarem faltando algumas músicas no set list. Fato é que para quem nunca apareceu no país em 28 anos de banda, 3 horas de show acaba sendo pouco.

Pulei, berrei, fiquei sem voz, fiquei com meus amigos, fui mais para a frente, grudei os olhos nos caras da banda... Putz, como eu curti!! O baterista é um animal. Ele deve ter braços ocultos, deve ser um polvo e esconde isso de todo mundo. Cara, ele é O MELHOR BATERISTA DO MUNDO!!!!! Sei que esse conceito é muito pessoal, mas, meu, quem curte um rock bem feito e nunca ouviu esse cara tocar está perdendo uma experiência de vida inenarrável.

O baixo do Geddy Lee estava muito bom, meio apagado como disse, mas absolutamente competente, com direito a Garota de Ipanema em um dos solos. Canta muuuito também. Controle de voz perfeito. Ficava impressionado que ele rodava o palco tocando e quando na hora de cantar, corria até o microfone e a voz saía clara como ele se estivesse cantando sentado no sofá de casa...

O Alex Lifeson me surpreendeu. Não gosto dele. Não gosto muito das guitarras do Rush em geral. Mas ele fez muito bem o seu papel, principalmente nas performances acústicas, como o começo de The Trees e na Resist acústica. Ele também passou a fazer os backing vocals da banda, o que me surpreendeu bastante até. Foi bom, mas continua (na minha visão) ainda longe de ser um grande guitarrista.

O set:
Tom Sawyer, Distant Early Warning, New World Man, Roll the Bones, YYZ (Demais!!!! Sem dúvida o ponto alto do show. Foi a hora do meu orgasmo... :), The Pass, Freewill, Closer to the Heart, Natural Science. 20 minutos de pausa. Depois voltaram com direito a uma animação com um dragão no telão. Num dado o momento o dragão lança uma baforada de fogo contra a "câmera", nesse momento labaredas gigantescas surgem de trás da bateria e entra a banda de volta pra tocar One Little Victory, que eu já achava a melhor do mais recente álbum, agora então... Depois vieram Driven, Ghost Rider, Secret Touch, The Rhythm Method (durando pouco mais de 8 minutos, o colossal solo de Neil Peart, no qual a bateria arquitetada sobre uma plataforma giratória, fazia rotações para que o baterista ficasse sempre de frente para o público), então Resist, da mega-música 2112 as partes Overture e Temples of Syrinx, Limelight, Spirit of Radio. Pequena pausa, então By-Tor & the Snow Dog, 3 minutos iniciais da Cygnus X-1 e Working Man. Ufa!

Fizeram aquela média do "moito oprigado" e pediram desculpas por terem demorado tanto para aparecer no nosso lindo país.

Só espero que tenham gostado e que voltem mais vezes.

Puta merda, que show!!

Nenhum comentário: