quarta-feira, 16 de outubro de 2002

A capela

Hoje não venho falar de uma banda, mas de um estilo (infelizmente) pouco difundido e divulgado no Brasil.

Aqui ouvimos uma música a capela somente quando um entrevistado pede "uma palhinha" para o músico, de improviso, sem instrumentos senão a voz.

A capela é justamente isso Só que ao invés de trechinhos, há grupos que se especializam somente nesta modalidade musical.

É o caso do Rockapella. Formada por cinco rapazes (que parecem ser muitos mais), o grupo se destaca dos outros por sua quantidade de álbuns e principalmente qualidade sonora.

Cinco pós-adolescentes que se juntaram com um mesmo hobby, cantar. Primeiro com apresentações na faculdade onde se conheceram - em Providence (Rhode Island, EUA) - em 1985/86, depois para Nova York, onde começaram timidamente pedindo dinheiro nas esquinas da "city that never sleeps". Instrumentos? Para quê? Não precisam.

Como dicas recomendo prestar atenção na "bateria" de timbre perfeito de Jeff Thachet e no "baixo" profundo de George Baldi, ex-Boyz 2 Men.

A difusão e o público lá fora são tão grandes que não faltam grupos no estilo: Beelzebubs, Amalgamates, Jackson Jills, Hullabahoos, Sil'hooettes, Virginia Gentleman, Off The Beat, Ychromes, The Nylons, Take 6, Da Vinci's Notebook.

Esses são só alguns nomes para se procurar no seus download manager preferido, mas aconselho a procurar pelo nome das músicas. Isso porque alguns grupos nem têm nomes. São conhecidas pelo nome ou divisão da faculdade. Esses são muitos e todos com nomes em siglas ou letras gregas.

As gravações destas boy bands se concentram majoritariamente em músicas conhecidas do grande público. É possível achar versões a capela para Breakfast at Tiffany's (Deep Blue Something), I Get Around (Beach Boys), Eye Of The Tiger (do Survivor, trilha de Rocky), Romeo & Juliet (Dire Straits) - que ficou simplesmente magnífica, Footloose (trilha do filme homônimo), Pretty Woman (Roy Orbison), Hound Dog (Elvis Presley), Brown-Eyed Girl (Van Morrison), Every Breath You Take (The Police) - perfeita! - enfim, uma vastíssima gama de opções.

E engana-se quem pensa que se assemelha a música de igreja americana. O Rockapella por exemplo chegou a gravar a abertura do desenho "Where In The World Is Carmen Sandiego?" e a abertura da novela "O Beijo do Vampiro" só que uma versão mais pop (com instrumentos) para Blue Moon.

Nos EUA há estudos feitos por apreciadores do estilo. Um deles é Christopher Fitzhugh, amante do estilo que se dedicou a fazer um site-catálogo com os principais grupos de a capela.

Há também uma organização chamada CASA que trata do a capela como uma sociedade musical. Lá eles listam as bandas, suas gravações e muito do que diz respeito ao estilo. É bem completo. Essa organização também promove vários festivais, onde se descobre as bandas mais novas de a capela. Um dos festivais mais conhecidos é o Boca Fest, que grava as apresentações com muitos outros estilos, como jazz, r&b, hip hop, para lançá-las em CDs.

De todas, as músicas que mais recentemente pude conhecer e ouvir (tudo isso graças ao Marcio que me emprestou dois CDs e me abriu uma nova porta com mais esse conhecimento musical), recomendo fortemente, além das supracitadas: Take On Me (A-ha), What I Got (Sugar Ray), Where The Streets Have No Name (U2), I'll Be There For You (Rembrandts), When I Come Around (Green Day).

Difícil é apontar uma que seja a melhor.
Quando eles estourarem, não diga que não avisei. :-)

Posto aqui a letra de uma gravação que já completara 14 anos, mas foi a música mais famosa do estilo a capela. Essa versão da música de Bob Marley abriu um novo caminho musical nos Estados Unidos, chegando a estourar pelo mundo todo. Trilha sonora do filme Cocktail de 1988:

Don't Worry Be Happy
(v. Bobby McFerrin).

Here's a little song I wrote
You might want to sing it note for note
Don't Worry - Be Happy

In every life we have some trouble
But when you worry you make it Double
Don't Worry - Be Happy

Ain't got no place to lay your head,
somebody came and took your bed
Don't Worry - Be Happy

The landlord say your rent is late,
he may have to litigate
Don't Worry - Be Happy

Ain't got not cash, ain't got no style,
ain't got no gal to make you smile
Don't Worry - Be Happy

Cause when you worry your face will frown
and that will bring everybody down
Don't Worry - Be Happy

Nenhum comentário: