quinta-feira, 15 de agosto de 2002

O "sério"

Você certamente já ouviu falar que o "nosso plano de governo é um plano sério". Ou ontem a Fátima Bernardes: "No nosso site temos uma lista de instituições sérias".

Que infernos quer dizer isso?? Será que todas as outras instituições são risíveis e palhaças? "Essas são instituições sérias. Essas aqui nem tanto..."

Seriedade não é qualidade a ser mencionada. Não assim. Porque, que falta vai fazer se não disser que é "sério"? "No nosso site há uma lista com diversas instituições com as quais você pode colaborar." Pronto. Resolvido.

A não ser que o termo em questão seja para enfatizar aquilo que não precisa de ênfase. Aí, sim. Utilizado de forma "popular" pode até ser eficaz. Agora, um político, ou até um jornal da emissora de maior audiência na televisão brasileira em seu horário de pico fazer uso de uma expressão que tem sua existência salva pela pela boca do povo? Faça-me o favor...

Se bem que utilizada de maneira irônica ou até inocente poderia proporcionar momentos bem peculiares...

"Eu queria que meu plano de governo fosse sério, mas sempre acham que eu tô brincando só porque ninguém disse que eu sou sério. Ninguém acredita num Garotinho... Fala que eu sou sério se não eu vou chorar!!!"

Nenhum comentário: